Como atrair mais visitas e clientes para o seu website

De nada serve ter um website se não conseguir fazer com que as pessoas o visitem. Isto é, se tem uma loja na esquina não estáà espera que as pessoas simplesmente vão ter consigo? Na verdade, este é o maior desafio de todo o processo de criação de um website, uma vez que, simplesmente criá-lo, qualquer pessoa consegue, desde que tenha o capital necessário para tal. Criar uma audiência, por outro lado, poderá exigir conhecimentos muito específicos, uma estratégia cuidadosamente delineada e até uma boa dose de sorte. Ainda que não existam fórmulas mágicas que lhe garantam sucesso neste campo, existe um conjunto de boas práticas que, quando devidamente adoptadas, poderão ajudá-lo a maximizar as probabilidades de vir a conquistar toda a visibilidade que tanto deseja. E para que as probabilidades de sucesso sejam ainda maiores, poderá contratar os serviços especializados da nossa empresa, que oferecem-lhe tudo aquilo que poderá vir a precisar para a construção de uma audiência fiel e um elevado nível de visibilidade.

Investir num website mas negligenciar por completo o processo de optimização e divulgação do mesmo é um erro muito comum, que frequentemente resulta no fracasso total do projecto. Qualquer site será empurrado para o anonimato se não forem reunidos todos os esforços necessários para torná-lo visível ao seu público-alvo. Ao definir um orçamento para o seu website, é importante levar em consideração também o investimento que poderá ter de fazer para popularizá-lo. Não fazê-lo significará, quase sempre, gastar tempo e dinheiro em vão na construção do seu projecto.

Métodos de divulgação

Divulgar o seu website poderá ou não custar-lhe dinheiro, dependendo muito dos métodos que utilizar. O ideal é, no entanto, conjugar estratégias pagas com estratégias gratuitas, pois ambas oferecem vantagens muito distintas e acabam por revelar-se indispensáveis no mercado competitivo dos dias de hoje. Destacar-se da concorrência pode revelar-se um verdadeiro desafio, e por vezes é quem mais tempo e dinheiro investe que acaba por sair a ganhar. Como tal, antes de seguir em frente com o seu projecto, é importante inteirar-se muito bem relativamente a tudo aquilo que terá de fazer para conseguir elevá-lo até ao patamar de excelência pretendido. Só assim saberá se terá o tempo e o capital necessários para atingir o seu objectivo, o que é muito melhor do que aventurar-se sem saber o que lhe espera e só depois concluir que não possui os requisitos necessários para atingir as metas pretendidas.

Google Ads

O Google Ads é a plataforma de publicidade do Google, e já há muitos anos que representa um dos principais veículos de publicidade para websites, não só pelo seu alcance e eficiência, como também pela sua fiabilidade. Este serviço permite-lhe escolher as palavras-chave às quais o seu website pretende associar-se, podendo aparecer nas primeiras posições dos resultados de pesquisa para as mesmas, bem como nas páginas de websites pertinentes. Ao optar por promover o seu website encontrará ao seu dispor as seguintes modalidades:

Anúncios de pesquisa: O seu anúncio aparece nos resultados de pesquisa para a palavra-chave escolhida.

Anúncios de visualização: O anúncio que promover aparece em formato de texto em websites frequentados por potenciais clientes.

Anúncios de video: Neste formato o seu anúncio será apresentado ao seu público-alvo em vídeos de youtube.

O Google Ads também lhe permite segmentar os seus anúncios de modo a alcançar única e exclusivamente o público-alvo desejado, na localização geográfica pretendida. Geralmente paga por impressão o que significa que apenas gastará dinheiro caso alguém entre realmente no seu website. Poderá, no entanto, ter também a oportunidade de pagar

Facebook Ads

Também muito popular e altamente recomendada, a plataforma de publicidade do Facebook permite-lhe promover o seu website de uma forma extremamente segmentada, Isto, porque, as campanhas que o facebook lhe permite criar são altamente personalizáveis, possibilitando-lhe exibir o seu anúncio apenas ao público pretendido, com base em critérios como localização geográfica, idade e interesses pessoais. Dessa forma pode facilmente alcançar a audiência pretendida. Imaginemos que vende acessórios para animais. O facebook deixa-o direccionar o seu anúncio publicitário para pessoas que apresentem um forte interesse pelo tema em questão e pertençam à faixa etária, região e sexo pretendidos. Aliás, as opções de segmentação disponibilizadas pelo facebook são tão especificas e diversificadas que poderá até mesmo segmentar os seus anúncios com base em factores como o estado civil e nível de educação.

O Facebook Ads é uma das plataformas de publicidade mais flexíveis a que poderá ter acesso. Tanto poderá publicar o seu anúncio no Messenger, quanto na Audience Network. O orçamento pode ser definido para não ultrapassar um determinado valor diário e, tal como acontece com o Google Ads, funciona através de um formato muito semelhante ao de um leilão. O formato será escolhido totalmente a seu gosto, e entre as escolhas tem opções como anúncios de vídeo, anúncios de imagem, anúncios de histórias, apresentações, entre diversos outros.

Instagram Ads

A plataforma do Instagram oferece-lhe opções muito semelhantes às do Facebook. Aqui poderá promover anúncios de foto e video e definir o público-alvo com base na faixa etária, interesses, comportamentos na rede, sexo, entre outras informações. O Instagram Ads revela-se como uma ferramenta particularmente útil para a construção de uma imagem de marca e tende a oferecer um desempenho especialmente satisfatório em anúncios de foto, enquanto o Facebook destaca-se mais pelos seus resultados em anúncios de video.

Qual escolher? Depende muito do tipo de projecto que está a tentar desenvolver. Em muitos casos, não terá apenas de escolher uma só opção, podendo facilmente conjugar eficazmente as três. Uma boa campanha publicitária requer uma estratégia bem delineada. Podemos ajudá-lo a planear as suas campanhas de modo a maximizar os ganhos. Para saber como, contacte-nos já para conhecer as opções que temos para si.

Adicionalmente, poderá, também, tentar comprar blocos de publicidade directamente a websites, caso que considere que através deles poderá eficazmente alcançar o seu público alvo. Muitos websites vendem espaços da sua página a quem estiver disposto a pagar pelos mesmos, podendo permanecer como patrocinador principal de um website durante o tempo que estiver disposto a pagar para tal. Isto permite-lhe um grande nível de controlo sobre onde os seus anúncios aparecerão, uma vez que só sites escolhidos por si apresentarão publicidade para o seu site.

Redes Sociais

As redes sociais representam uma forma simples e fácil de divulgar gratuitamente o seu website e manter contacto directo com a sua audiência. Ao contrário da participação em plataformas de publicidade, criar presença nas redes sociais não lhe custará absolutamente nada e poderá surtir resultados surpreendentemente favoráveis. Há quem consiga criar audiências gigantes sem ter de gastar um único tostão em publicidade. Não é, de todo, tarefa fácil, mas seja como for, mesmo que opte por publicidade paga, deverá sempre manter uma presença online o mais activa possível. Publique conteúdo de qualidade, participe em grupos pertinentes e interaja regularmente com a sua audiência. O ideal será mesmo que a sua presença se estenda a diversas redes em vez de se focar apenas numa, pois assim poderá atingir mais facilmente diversas demografias.

Guest Posting

Guest posting significa publicar conteúdo noutro website em troca de visibilidade. Muitos blogues aceitam este tipo de colaboração, uma vez que dessa forma conseguem adquirir conteúdo de qualidade sem terem de investir tempo ou dinheiro na sua criação, sendo que tudo o que têm de fazer em troca é permitir a menção de outro website na sua publicação. Procurar outros websites dentro do seu nicho e propor-lhes um negócio desta natureza constitui uma excelente forma de dar alguma visibilidade ao seu website. Isto, porque, não só ganhará visitantes directamente através do link publicitado, como também contribuirá para o enriquecimento da reputação do seu website junto dos algoritmos do Google, que utilizam o número e a qualidade de links para o seu website como um dos factores para determinar o posicionamento do mesmo nos resultados de pesquisa. Isto significa que quanto mais sites conterem hiperligações para o seu, maiores são as probabilidades de ir parar à primeira página dos resultados de pesquisa. No entanto, mais importante do que a quantidade de backlinks para o seu site, é a qualidade. Portanto, o ideal será tentar arranjar colaborações com websites que apresentem um bom nível de autoridade dentro do nicho pretendido. Poderá acontecer ser cobrado por um guest post, e por vezes, até poderá valer a pena pagar. No entanto, muitas vezes esta troca é efectuada de forma totalmente gratuita.

SEO

SEO(Search Engine Optimization) refere-se a todas as estratégias passíveis de tornar o seu website mais visível para os motores de pesquisa. Representam boas práticas de optimização que, quando devidamente executadas, permitir-lhe-ão alcançar posições de maior destaque para as palavras-chave pretendidas, o que, por sua vez, se traduzirá num maior número de visitas para o seu site e, idealmente, maiores taxas de conversão. O SEO leva em consideração uma vasta multitude de factores, desde a estrutura do site em si, a qualidade do conteúdo, as palavras-chave utilizadas no mesmo e a forma como são utilizadas, até às estratégias de marketing implementadas para promover o site.

Uma boa estratégia de optimização deverá levar em conta absolutamente tudo aquilo que contribui para a existência do seu site. Factores como a velocidade são levados em conta. Portanto, o acto de tornar o seu website mais rápido, por exemplo, representa uma técnica de SEO. Outro exemplo de uma estratégia de SEO é a utilização de palavras-chave nas imagens publicadas no seu site. Isto, porque, se um utilizador pesquisar uma determinada imagem no Google, ele fá-lo-á através da utilização de palavras-chave específicas. Ao associar palavras-chave relevantes às suas imagens, estará a aumentar as probabilidades das mesmas serem encontradas por quem pesquisá-las, podendo assim aumentar consideravelmente o número de visitas para o seu website.

Uma boa estratégia de SEO é absolutamente essencial para o sucesso de um website. No entanto, implementar a estratégia ideal para o seu website nem sempre é tarefa simples, já que requer uma multitude de conhecimentos que levam tempo a adquirir. Para ajudar na simplificação deste processo, a nossa equipa de especialistas disponibiliza-se a oferecer-lhe todo o auxílio necessário na implementação de uma estratégia de optimização para motores de pesquisa devidamente calibrada à medida do seu site. Dessa forma, conseguiremos ajudá-lo a maximizar a visibilidade do seu projecto e a construir uma audiência fiel para o mesmo.

Marketing de conteúdo

Esta estratégia baseia-se na criação e distribuição de conteúdo de valor para um determinado público-alvo. A criação de conteúdo de qualidade poderá ajudar atrair mais pessoas para o seu website e a fortalecer a reputação do mesmo. Imagine que tem uma loja online de produtos de pesca, por exemplo. Para além da oferta de produtos de qualidade a preços aliciantes, uma boa forma de impulsionar a popularidade da sua loja seria associar-lhe um blog através do qual partilhasse conteúdo informativo interessante sobre pesca. Não só esse conteúdo poderá atrair visitantes, como também é possível que outras pessoas utilizem essa informação nos seus websites, partilhando também um link para o seu site. Uma boa forma de conseguir isto é através da criação de infográficos. muito completos que contenham conteúdo informativo de alta qualidade.

Comunidades virtuais

Participar activamente em comunidades virtuais, como é o caso de fóruns de discussão, pode surtir resultados surpreendentemente positivos, caso contribua regularmente com informação de qualidade e arranje forma de associá-la discretamente ao seu website, sem quebrar as regras da comunidade. Muitos fóruns também permitem-lhe colocar links na sua assinatura. Ao criar uma reputação favorável dentro de uma comunidade poderá facilmente direccionar algumas das pessoas que têm acesso ao conhecimento por si partilhado para o website que pretende promover..Esta não deverá nunca representar a sua única estratégia de publicidade, mas poderá funcionar como um complemento eficaz a todas as outras.

Acompanhe o progresso do seu website

Acompanhar atentamente o progresso do seu website constitui uma medida essencial em qualquer estratégia de optimização. Isto, porque, sem um acompanhamento cuidado dos resultados de cada uma das técnicas implementadas, não terá forma de saber até que ponto é que se revelam verdadeiramente eficientes. Acompanhar o progresso do seu website permitir-lhe-á determinar o que funciona e o que não funciona, e adaptar-se de acordo com essa informação, de modo a manter e apostar ainda mais no que resulta e descartar tudo aquilo que possa não estar a surtir os efeitos desejados.

Este acompanhamento poderá ser feito através do painel de estatísticas disponibilizado por muitas redes sociais, que permite-lhe analisar o desempenho da sua página e o comportamento da sua audiência. Para analisar o desempenho do seu website também existem muitas ferramentas, sendo a mais popular de todas elas o Google Analytics, através do qual terá acesso a um vasto conjunto de ferramentas extremamente úteis para a análise do progresso que tem vindo a alcançar com o seu website.

Contacte-nos

A melhor forma de garantir que o seu website chegará mesmo até ao seu público-alvo é contratando uma equipa devidamente qualificada para a criação e gestão de uma estratégia de marketing à medida das necessidades do seu projecto. Para esse efeito, poderá contar com o conhecimento e recursos da nossa empresa, que não só assumirá responsabilidade pela construção do seu website, como também implementará no mesmo as tácticas de optimização necessárias para conceder ao seu espaço na web toda a visibilidade de que necessita para alcançar os objectivos pretendidos. Para além de tratarmos do SEO do seu website, também nos comprometemos a gerir estrategicamente todas as campanhas publicitárias que tenha intenção de criar para promover o seu produto. Adicionalmente, trataremos da gestão de todos estes recursos de modo a garantir o desempenho estável e resultados sempre à altura das expectativas mais exigentes.

Para saber mais sobre a multitude de serviços de criação, promoção e manutenção que lhe podemos oferecer, contacte-nos já gratuitamente. Faremos o nosso melhor para esclarecer qualquer dúvida pertinente ao assunto que possa surgir.

o seu website precisa de ajuda?

sim!