Utilizar um website ou facebook para atingir mais clientes

São cada vez mais as empresas que se focam exclusivamente no Facebook e negligenciam por completo a importância de um Website Pessoal. Isto deve-se ao facto da criação de uma página de Facebook representar um processo extremamente rápido e simples que não exige qualquer tipo de investimento financeiro e permite, não só alcançar facilmente potenciais clientes, como também manter contacto regular e estabelecer uma relação mais directa com os seguidores do seu negócio. No entanto, ainda que muitas sejam as vantagens apresentadas pela utilização de páginas de Facebook para a divulgação dos seus produtos e/ou serviços, não é recomendado encará-las como um substituto definitivo para um Website pessoal, uma vez que, apesar de serem erroneamente encarados por alguns como uma ferramenta arcaica, o Website continua a apresentar vantagens significativas face a uma página de Facebook, sendo, em certos aspectos, muito mais importante e producente para o seu negócio do que uma presença online exclusiva às redes sociais.

Uma presença activa na web é essencial para o sucesso de praticamente qualquer negócio nos dias de hoje. Seja qual for o produto ou serviço que pretende vender, marcar presença online resultará quase sempre num acréscimo significativo das suas receitas. No entanto, simplesmente marcar presença nem sempre é o suficiente para causar um bom impacto e alcançar os resultados desejados. A forma como se apresenta ao seu público alvo influenciará directamente a percepção que desenvolverão do seu negócio, e uma página de Facebook, ainda que possa revelar-se útil em muitos sentidos, não projecta a credibilidade profissional que um Website pessoal bem desenvolvido e mantido.

Ao recorrer aos nossos serviços para a criação da sua presença online através de um Website pessoal ajudá-lo-emos a aumentar a visibilidade do seu negócio e a maximizar os lucros, através de uma plataforma que conferirá ao seu negócio um nível de autonomia, autoridade e credibilidade que uma página de Facebook jamais conseguirá.

A importância de ter um Website vs Página de Facebook

Controlo Total

Uma coisa que é muito importante que toda a gente que tem ou pretende criar uma página de Facebook entenda é que estará a conceder a outra empresa um poder enorme sobre si e sobre o seu negócio. Isto, porque, nada do que criar através desta plataforma será verdadeiramente seu. A presença que aqui conseguir criar apenas sobreviverá até que o Facebook assim o entenda. Do dia para a noite, e sem sequer qualquer tipo de justificação, a sua página poderá pura e simplesmente desaparecer, e com ela todos os seus clientes e seguidores. Primeiro, porque ninguém nos garante que o Facebook amanhã continuará a estar operacional ou a ter o elevado nível de adesão que tem actualmente. A prova disso são redes como o Hi5 e o Myspace, que em tempos dominavam completamente o panorama das redes sociais, mas agora são completamente irrelevantes. Segundo, e talvez ainda mais importante, é o facto do Facebook reservar-se no direito de eliminar qualquer página a qualquer momento, ou simplesmente mudar radicalmente os seus termos de serviço de uma forma que afecte negativamente o seu negócio. Isto contribui para criar um nível de instabilidade e incerteza passíveis de prejudicar o sucesso do seu negócio.

Ao ter o seu próprio Website e investir na divulgação do mesmo estará a criar uma plataforma totalmente controlada por si. O sucesso da mesma depende da sua dedicação e não da boa vontade de terceiros. Com um Website pessoal poderá dormir descansado, sabendo que quando acordar o mesmo continuará activo. Com o Facebook, o que não falta são relatos de páginas que pura e simplesmente desaparecem sem que uma justificação minimamente plausível seja apresentada. Imagine investir meses, ou até mesmo anos no crescimento de uma página de Facebook e do dia para a noite a mesma desaparecer. É uma situação assustadora, e é exactamente a situação na qual estará colocar-se voluntariamente caso decida optar exclusivamente pelo Facebook.

Liberdade Total

Para além de controlo sobre o conteúdo publicado e autonomia total na gestão do mesmo, um Website permitir-lhe-á publicar o que quiser, como quiser, quando quiser, as vezes que quiser, sem quaisquer tipos de restrições. Não correrá o risco de ser reportado por dizer ou vender alguma coisa que possa por alguém ser considerado uma infracção dos termos de serviço. Os algoritmos utilizados para a detecção de infracções em redes como o Facebook também não são perfeitos, resultando, por vezes, em falsos alarmes que podem até mesmo levar ao término da sua página. Com um Website, nada disto será uma preocupação para si. Um Website pessoal torna-se ainda mais vantajoso para quem lida com temáticas sensíveis e controversas, que tendem a ser vítimas de forte censura nas redes sociais.

Personalização

Com o Facebook estará para sempre limitado às ferramentas que lhe são disponibilizadas. Por outro lado, com um Website poderá escolher a imagem e a estrutura que bem entender para a representação da sua marca. As possibilidades são ilimitadas, e o Website que criar poderá reflectir na perfeição a natureza da sua empresa. Já uma página de Facebook será sempre apenas uma página de Facebook. Desprovida de qualquer tipo de identidade pessoal e praticamente idêntica a tantas outras.

Uma presença online devidamente personalizada ajuda a conferir um aspecto muito mais profissional à mesma. Ou seja, será mais fácil destacar-se e será mais fácil levarem-no a sério, uma vez que a página onde apresentar o seu conteúdo será legitimamente sua, e não pura e simplesmente um espaço que lhe foi concedido gratuitamente por outra empresa. Na realidade, utilizar apenas uma página de facebook não é diferente de utilizar um serviço gratuito de construção de websites, com um subdomínio gratuito. Isto, aos olhos de muitas pessoas, projecta um amadorismo que dificilmente invocará respeito e confiança por parte do público alvo.

Para saber de que forma podemos ajudá-lo a construir uma identidade empresarial online que o ajude a conquistar a confiança de potenciais consumidores, não hesite em contactar-nos.

Confidencialidade

Há determinados dados estatísticos que estão visíveis para qualquer pessoa que visite a sua página de Facebook. Qualquer visitante ou até mesmo concorrente pode facilmente ver o seu número de seguidores, gostos, comentários e até mesmo investigar quem mais o segue. O facto do número de seguidores estar visível também poderá funcionar como um elemento dissuasor para determinados potenciais seguidores que possam levar em conta a popularidade de uma página antes de resolverem segui-la. No entanto, através de um Website pessoal terá muito mais facilidade de manter a confidencialidade de certas informações, revelando apenas aquilo que pretender revelar.

Tráfego orgânico

Com uma página Facebook, alcançar o público pretendido no volume desejado poderá estar dependente do investimento de capital em publicidade. A menos que, por qualquer motivo, a sua página se torne viral e comece a ser partilhada, terá de pagar para aumentar a visibilidade da mesma. Um Website, por sua vez, permite-lhe muito mais facilmente beneficiar de tráfego orgânico caso consiga posicionar-se favoravelmente nos motores de pesquisa para as palavras-chave pretendidas. Isto significa que, mesmo sem ter de pagar, poderá conseguir fazer com que o seu Website receba organicamente visitas de pessoas à procura exactamente do tipo de conteúdo que o seu site tem para oferecer. Isto requer o posicionamento nas primeiras páginas dos motores de pesquisa, o que pode ser alcançado através de boas práticas de SEO.

Na nossa empresa, o processo de criação de Websites é executado em devida conformidade com as melhores estratégias de optimização para motores de pesquisa. Ou seja, para além de lhe construirmos o Website, também o ajudamos a conquistar a autoridade desejada para as palavras-chave pretendidas. Para saber mais sobre como podemos ajudá-lo a fortalecer a sua presença online contacte-nos já com qualquer questão que possa ter e peça o orçamento para o projecto desejado. Garantimos um serviço de qualidade exemplar.

Rentabilização

Uma das principais desvantagens das páginas de Facebook é a impossibilidade de rentabilizá-las. Mesmo que tenha uma página gigante, o Facebook não partilhará consigo a receita resultante do tráfego gerado pela sua página. Um Website pessoal, por seu lado, permitir-lhe-á rentabilizar as suas visitas da forma que bem entender, praticamente sem qualquer tipo de restrição. Isto é vantajoso para todos, mas será particularmente importante para quem não vende serviços nem produtos e pretende apenas partilhar conteúdo. Quem se encontra nessa situação não ganhará absolutamente nada em utilizar exclusivamente o Facebook. e deverá sempre optar por um Website, pois só assim conseguirá gerar lucros de forma consistente.

Uma das grandes vantagens de um Website é permitir-lhe gerar subscrições e ficar com os e-mails de visitantes que demonstrem interessem no seu produto- Ou seja, gerar leads. Isto permitir-lhe-á, posteriormente, alcançar mais facilmente potenciais clientes via e-mail, através dos quais apresentará propostas de venda de produtos ou serviços. Esta é uma excelente oportunidade de marketing digital que através do Facebook poderia revelar-se muito mais difícil de executar. E, como já referido anteriormente, aqui terá a oportunidade de vender absolutamente tudo o que quiser sem ter de obedecer a quaisquer termos de serviço.

Conclusão

O Facebook deve ser encarado como um complemento, e não como uma alternativa ao seu website. Deverá ser apenas mais uma entre as muitas ferramentas e estratégias utilizadas para direccionar tráfego para o seu Website, que representará sempre a peça central da presença online da sua empresa. Isto permitir-lhe-á ter total independência e liberdade absoluta na gestão do seu negócio, que deverá sempre ser única e exclusivamente controlado por si, e não por uma rede social sobre a qual não tem poder absolutamente nenhum. O facto da utilização exclusiva de páginas de Facebook estar a tornar-se numa grande tendência não deverá servir de exemplo para ninguém que pretenda que o seu negócio seja levado a sério. O ideal é aprender a estabelecer uma relação estratégica entre a sua página de Facebook e o seu Website pessoal. Desta forma estará a maximizar os lucros e a proteger a integridade da sua empresa. Existem riscos associados à utilização única e exclusiva do facebook, relembramos que outras redes sociais com o hi5 já não existem entre nós.

facebook é uma empresa cotada na bolsa e como tal, só se preocupa com os seus próprios ganhos e cada vez mais será dificil chegar até aos seus clientes, pelo menos, de uma forma orgânica e sem investimento.

O mesmo é válido para qualquer outra rede social, como é o caso do twitter e do instagram, que também desempenham um papel importante no modelo de negócio de muitas empresas. Deverá retirar todo o proveito possível de qualquer tipo de ferramenta produtiva que possa encontrar ao seu dispor, e que revele a capacidade de ajudá-lo a elevar o seu negócio a um patamar de excelência. Mas é importante nunca deixar controlar-se por terceiros e manter sempre o maior nível de independência possível.

Comprometemo-nos a construir-lhe um Website de qualidade superior que ajudará a cativar o interesse do seu público alvo e a estabelecê-lo no mercado como uma autoridade na área pretendida. Dispomos de diversos pacotes, que através de pagamentos mensais ou anuais permitir-lhe-ão usufruir de todos os serviços necessários para o desenvolvimento do seu projecto de sonho. Não só poderá usufruir de um Website construído de forma a suprimir todas as necessidades do seu negócio, como também de todo o auxílio necessário para alcançar as metas de visibilidade pretendidas. Contacte-nos e aproveite já a oportunidade de alcançar a presença de destaque na web que tanto deseja para o seu negócio.

o seu website precisa de ajuda?

sim!